some_text Diferença entre cometa, meteoro, asteroide, meteoroide e meteorito | Um Rolézinho no Espaço

Diferença entre cometa, meteoro, asteroide, meteoroide e meteorito

Chuva de meteoros Geminidas 2012 - Kenneth Brandon - Bir Sur - California.


Costumamos achar que são a mesma coisa, não é mesmo? Mas não são! Conheça aqui a diferença entre cometa, asteroide, meteoroide, meteoro e meteorito:
Cometa:
O cometa é uma grande bola de gases sólida - constituída pelo agrumento de vários gases - que vaga pelo espaço. O cometa é um "resto" do processo de formação dos grandes planetas gasosos do sistema solar, como Júpiter e Saturno. O núcleo de um cometa em geral tem uns 6 km de diâmetro. Quando o gelo evapora em decorrência do calor do sol, é formada uma espécie de atmosfera em torno do cometa e, se ele estiver em movimento, forma-se uma “calda” composta de poeira e/ou gás;O núcleo do cometa é uma parte desprezível, se comparado a nuvem de gás o envolve. Essa nuvem gasosa chega a ter um diâmetro de 200 mil km, mais de 15 vezes o diâmetro da Terra! E isso sem contar a famosa cauda, um rastro de poeira e gases que surge quando o cometa se aproxima do Sol e pode atingir 100 milhões de km de extensão!

Asteroide:
Enquanto o cometa é uma bola de gases congelados, o asteroide é um grande corpo rochoso e metálico.O asteroide, assim como o cometa, é o que sobra do processo de formação dos planetas do nosso sistema solar, mas diferentemente do cometa,ele provém dos planetas rochosos, como Terra e Marte. Com formato irregular, a maioria dos asteróides costumam ter e, volta de 1 km de diâmetro - mas alguns podem chegar a centenas de quilômetros!
Os asteroides estão concentrados em uma órbita cuja distância média do Sol, entre as órbitas de Marte e Júpiter. Esta região é conhecida como Cinturão de Asteroides No entanto, dentro deste cinturão há diversas faixas que estão praticamente vazias, em decorrência a zonas da atração gravitacional de Júpiter, que impede a permanência de qualquer corpo celeste.

Meteoroide:
É um asteróide pequeno. Não há um número, mas a partir de 1 km de diâmetro as pedras espaciais costumam ser chamadas de asteróides. A maior parte dos meteoróides equivale a grãos de areia. Mas esses são quase imperceptíveis: toneladas se dirigem à atmosfera da Terra todos os dias. Já meteoróides com uns 4 m de diâmetro deixam sinais mais evidentes. Meteoroides comstumam ser pedaços que se soltam de  cometas ou asteroides.
No entanto ,quando esses objetos entram na nossa atmosfera, pedras espaciais ganham outros nomes:

Meteoro:
É um grande corpo rochoso que, que entrando na atmosfera terrestre passa a ser chamado de meteoro. Com velocidade aproximada de 70 km/s, os meteoros queimam em contato com os gases do ar, formando um rastro de luz - as populares estrelas cadentes. A maioria dos meteoros são grãos de poeira que saíram de cometas.
Chuva de Meteoros: Chuva de meteoros é um evento onde um grupo de meteoros é observado irradiando de um único ponto no céu (radiante). A próxima chuva de meteoros será a A Chuva de Meteoros Aquarids. Ela pode produzir cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. O chuveiro atinge o auge em 28 de julho e 29, mas alguns meteoros também pode ser visto a partir de 18 julho - 18 agosto. O ponto radiante para este chuveiro estará na constelação de Aquário. A lua quase trimestre passado pode esconder algumas das mais fracas meteoros na mostra deste ano. Melhor visualização geralmente é para o leste após a meia-noite a partir de um local escuro.

Meteoroide:
São os meteoros que não se desintegram totalmente ao chocar com a atmosfera. São meteoros que de fato caem na superfície do planeta. O desgaste da passagem pelas várias camadas da atmosfera faz um meteoro de 4 m virar um meteorito com cerca de 1 m de diâmetro.


Google +
    >