some_text Encontrado exoplaneta orbitando a estrela mais próxima do Sol | Um Rolézinho no Espaço

Encontrado exoplaneta orbitando a estrela mais próxima do Sol





Segundo fontes do jornal alemão Der Spiegel, os astrônomos irão anunciar em breve uma descoberta surpreendente , que implica na possibilidade de vida extraterrestre não tão longe do nosso planeta.

A descoberta seria de um exoplaneta orbitando a estrela Proxima Centauri, localizada no sistema de Alpha Centauri, a estrela mais próxima do nosso Sol, a apenas 4.2 anos-luz de distância. A informação, segundo o jornal, teria sido vazada por uma fonte confiável, ligada ao Observatório Europeu do Sul (ESO), responsável pela descoberta.



A Proxima Centauri  foi descoberta em 1915, e é uma de 3 estrelas do sistema Alpha Centauri. A constelação de Centauro é facilmente visível, principalmente do hemisfério sul.


"Nunca antes foi descoberto uma segunda Terra tão próxima da nossa", relatou o jornal, dizendo ainda que o ESO irá realizar o anúncio oficial no fim de agosto.

Jornalistas e cientistas entraram em contato com o porta-voz do ESO, e questionaram tal afirmação. Richard disse estar ciente sobre os rumores, mas que infelizmente não poderia confirmar ou negá-lo. "Não estamos comentando sobre esse assunto", disse ele.


No ano passado, a agência espacial americana anunciou um exoplaneta que descreveu como o "irmão gêmeo" da Terra. Chamado Kepler 452b, o planeta é cerca de 60% maior que a Terra e poderia ter vulcões ativos, oceanos, luz do sol como a nossa, duas vezes mais gravidade e um ano que dura 385 dias. 
O Kepler 452b está, entretanto, situado a 1.400 anos-luz de distância da Terra, de modo que a humanidade tem pouca esperança de alcançá-lo no futuro próximo. 
Em comparação, o exoplaneta que orbita a Proxima Centauri, se confirmado, está a apenas 4,24 anos-luz de distância.

Um detalhe curioso sobre a Próxima Centauri, é que mesmo estando tão perto do nosso Sistema Solar se comparado com as outras estrelas, é que se enviássemos a sonda Voyager em direção a ela, a sonda demoraria cerca de 70 mil anos para chegar até ela, muito tempo não é mesmo?! Isso ocorre porque a estrela está a uma distância 271.000 U.A, ou seja,271.000 vezes maior que a distância que há entre a Terra e o Sol.Mesmo assim, a descoberta de um exoplaneta há apenas 4,2 anos-luz de nós é inspiradora.



Google +
    >