some_text Quando caímos o que nos impede de continuar até o centro da Terra? | Um Rolézinho no Espaço

Quando caímos o que nos impede de continuar até o centro da Terra?


Sabemos instintivamente que não podemos atravessar objetos sólidos, isso é óbvio. Mas você já parou para pensar porque isso não é possível?

Todo mundo já caiu no chão, isso é fato, mas poucos sabem o motivo de, ao chegarmos no chão, não continuarmos a cair para além da superfície da Terra.
Como bem sabemos toda a matéria bariônica é composta por átomos, isso inclui você, eu, o chão, e toda a matéria que você pode ver ao seu redor. No entanto, 99,9% do interior do átomo é um espaço vazio. Para ter uma noção de quanto espaço vazio há dentro de um único átomo, se tirássemos todo o espaço vazio que há dentro deles, toda a humanidade caberia na cabeça de um alfinete.

Isso pode fazer você se perguntar: mas se há tanto espaço vazio dentro de um átomo, como as coisas não se cruzam ou se atravessam? Isto é, quando caímos, como não continuamos até o centro da Terra?

A resposta é : repulsão elétrica.
Todo o átomo possui elétrons em sua camada externa, quando os átomos do nosso corpo "colidem " com os átomos da superfície terrestre, os elétrons, que possuem carga negativa, se repelem, e essa força de repulsão elétrica nos mantem sobre a superfície do planeta . Isso mostra a discrepância gigantesca que há entre as intensidades das forças gravitacional e eletromagnética, esta segunda, supera e muito a força gravitacional.


Outro fato interessante sobre essa relação, está no fato de que, nunca realmente tocamos algo ou alguém. Pode parecer estranho e até anti-romântico, mas o fato é que, a força de repulsão gerada pelo elétrons que estão na sua mão e os que estão na mão da pessoa tocada, impede que elas se toquem realmente, e conforme aumentamos a força de nossa mão (ou qualquer parte do corpo) contra outra superfície, maior é a força de repulsão que impede que ambos os corpos se atravessem. Em outras palavras, sempre haverá um espaço invisível ao olho humano entre dois corpos que estão aparentemente juntos.

Google +
    >